ISBN: 978-65-5492-108-4
DOI: 10.5281/zenodo.14699698
Descrição: A educação é um complexo permeado por múltiplas determinações, as quais introduzem na escola, a cada época, concepções diversas acerca dos processos de ensino e aprendizagem. Tais determinações, terminam por fomentar debates, direcionando o olhar de estudantes e docentes para a investigação de determinados objetos de estudo, instigando-lhes a desenvolverem pesquisas que partem de questões com vistas à compreensão do contexto em que se desenvolve o processo educacional.
Este livro, intitulado “Pesquisas em Pedagogia: Avaliação, Docência e Práticas Pedagógicas”, tem como objetivo socializar pesquisas realizas por graduandos e graduandas sob a orientação de docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e apresentar, mesmo que de forma suscinta, as diversas temáticas que vêm sendo estudadas nos últimos anos.
Conforme expressa o título da obra, as pesquisas que compõem esta coletânea são resultantes de investigações científicas, em nível de graduação, que se propuseram a examinar a influência das avaliações padronizadas nas escolas brasileiras, materializada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), bem como a formação docente dos estudantes dos cursos de Pedagogia, futuros professores, que se constrói e/ou se fortalece em espaços escolares, por intermédio de estágios supervisionados, participação em programas de iniciação à docência, a exemplo do PIBID, e em espaços não escolares, como demonstra o estudo sobre a atuação do pedagogo no Instituto Teias da Juventude (ITJ).
Nosso desejo é que as pesquisa que formam esta obra cumpram a função de socializar os conhecimentos científicos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade e contribuam para fortalecer os debates acerca dos objetos de estudo tratados por cada investigação. Ademais, esperamos que estas pesquisas sirvam como base para fomentar novos estudos.
Organizadores: Sirneto Vicente da Silva; Daniele Kelly Lima de Oliveira e Eliomar Araújo de Sousa
Autores: Alana Kelly Rodrigues Lima; Amanda de Lima Gadelha; Ana Carla Pinheiro Lima; Anna Vivianne Silva de Sousa; Aparecida Carneiro Pires; Carlos Rochester Ferreira de Lima; Diana Nara da Silva Oliveira; Fabrícia Duarte Rodrigues; Gardenia Maria de Oliveira Barbosa; Izandra Falcão Gomes; Lara Maria Aquino Marques; Luiz Carlos Viana Rodrigues Filho; Maria Dias de Oliveira; Maria do Socorro Sousa e Silva; Maria Roberlândia Moura Guimarães; Marly Medeiros de Miranda; Michelle Silva Maia; Nadja Rinelle Oliveira de Almeida; Paula Pereira Scherre; Raquel Lima; Romária de Menezes do Nascimento; Samara da Costa Silva; Sirneto Vicente da Silva; Valdemarin Coelho Gomes.
Capítulos
Capítulo 1
GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÕES EXTERNAS: REALIDADES, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS
Michelle Silva Maia, Carlos Rochester Ferreira de Lima e Diana Nara da Silva Oliveira
Capítulo 2
PERFORMATIVIDADE E DOCÊNCIA: AS IMPLICAÇÕES DO SPAECE NO TRABALHO DE PROFESSORES/AS EM LIMOEIRO DO NORTE-CE
Amanda de Lima Gadelha, Marly Medeiros de Miranda, Izandra Falcão Gomes
Capítulo 3
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR OU MECANISMO DE SELEÇÃO EXCLUDENTE?
Lara Maria Aquino Marques e Valdemarin Coelho Gomes
Capítulo 4
O DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR COMO ELEMENTO MEDIADOR
Maria Roberlândia Moura Guimarães, Sirneto Vicente da Silva e Carlos Rochester Ferreira de Lima
Capítulo 5
MUSICALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: HUMANA, SENSÍVEL E CULTURAL
Alana Kelly Rodrigues Lima, Gardenia Maria de Oliveira Barbosa e Paula Pereira Scherre
Capítulo 6
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LIMOEIRO DO NORTE-CE
Samara da Costa Silva e Paula Pereira Scherre
Capítulo 7
PRÁTICAS EDUCATIVAS E DINÂMICAS SOCIAIS EM SAÚDE COMUNITÁRIA: AS FINALIDADES SOCIAIS E EDUCATIVAS DA AÇÃO PEDAGÓGICA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Raquel Lima e Maria Dias de Oliveira
Capítulo 8
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DO INFANTIL V: REFLETINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO
Fabrícia Duarte Rodrigues e Aparecida Carneiro Pires
Capítulo 9
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO TEIAS DA JUVENTUDE (ITJ)
Luiz Carlos Viana Rodrigues Filho, Romária de Menezes do Nascimento e Nadja Rinelle Oliveira de Almeida
Capítulo 10
NO ENCANTO DO ENCONTRO ENTRE OS CAMINHOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ACARAÚ (UVA)-CE
Ana Carla Pinheiro Lima, Maria do Socorro Sousa e Silva e Anna Vivianne Silva de Sousa
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK