ISBN: 978-65-5492-096-4
DOI: 10.5281/zenodo.14346635
Descrição: Tradicionalmente as reflexões sobre temas éticos em filosofia se dividem, a traços largos, em perspectivas perfeccionistas ou utilitaristas. As primeiras buscam a felicidade a partir de uma noção de bem enquanto telos, enquanto as outras perseguem a felicidade desde a maximização do resultado enquanto utilidade,
Em alguma medida grande parte da reflexão ética, mesmo na atualidade, ainda se situa no seio daquela querela situada por Benjamin Constant relativa à pergunta pela distinção da liberdade entre os antigos e os modernos, que tende a centrar-se numa prioridade ora do bem, e nalgumas vezes, ora no justo. Referida dicotomia muito presente na tradição deixa de fora temas relevantes ao estudioso dos problemas dos valores, da formação do laço social e mesmo dos elementos estruturantes da sociabilidade, em especial aqueles relativos a temas centrais do debate ético como a colonização, a decolonização, o racismo, a questão das periferias, a discriminação etc.
Neste flanco de temas e problemas pouco explorados e ou indevidamente negligenciados vem incidir o presente livro organizado pelos professores Ermano Nascimento e Karl-Heinz Efken, ambos do programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco.
Um livro são extensões da memória, ao contrário dos demais artefatos de nossa época que em geral são extensões de nossos corpos, já nos lembrava Jorge Luis Borges, e o presente livro enquanto coletivo interdisciplinar de reflexões sobre a ética nas suas expressões mais atuais é um importante repositório para nosso presente e, quiçá, bússola para nosso futuro.
Os textos aqui presentes discorrem acerca de questões da práxis, da ação humana e de seus correlatos desde um profundo equilibro entre a estruturação teórico argumentativa e a sua relação com os atuais dilemas, problemas e questões contemporâneas como o racismo, a colonização, a discriminação, a encarnação, a alteridade entre outros.
A comunidade filosófica, em geral, e o programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, em especial, estão de parabéns pelo livro que ora se vem à lume, pois se inserirá no atual debate ético contemporâneo sem limitar-se a uma perspectiva eudaimonista (perfeccionista) ou utilitarista, abrindo novas fronteiras e colocando-se na dianteira das reflexões sobre o agir humano perpassado por valores numa sociedade complexa.
- Danilo Vaz-Curado R. M. Costa
- Doutor em Filosofia e Professor do PPGFIL /UNICAP
Organizadores: Ermano Rodrigues do Nascimento e Karl Heinz Efken
Autores: Anderson de Alencar Menezes; Emmanuel de Saint Aubert; Fabiana Parra; Graziela Renata da Silva; José Vicente Medeiros da Silva; Karl Heinz Efken; Maria Aglaé Tedesco Vilardo; Nilo Ribeiro Junior; Rosa Alicia Nonone Casella; Walter Matias Lima.
Capítulos
Capítulo 1
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A COLONIZAÇÃO E O RACISMO NA AMÉRICA LATINA
Rosa Alicia Nonone Casella
Capítulo 2
ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: A PRÁXIS HUMANA DIANTE DO PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, ÉTNICA, CULTURAL
Maria Aglaé Tedesco Vilardo
Capítulo 3
“CUESTIONARLO TODO PARA RETEJERNOS DE OTRO MODO” APORTES DE LAS EPISTEMOLOGÍAS CRÍTICAS PARA UNA FILOSOFÍA POLÍTICA Y DEL DERECHO DESDE LOS MÁRGENES
Fabiana Parra
Capítulo 4
ÉTICA DA LIBERTAÇÃO E RESPONSABILIDADE PELO OUTRO
José Vicente Medeiros da Silva
Capítulo 5
ÉTICA DISCURSIVA E SUAS IMPLICAÇÕES A PARTIR DA JUSTIÇA E DA BENEVOLÊNCIA
Anderson de Alencar Menezes
Capítulo 6
ÉTICA E DILEMAS DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL, ÉTNICA E CULTURAL: UM PEQUENO ENSAIO
Walter Matias Lima
Capítulo 7
ÊTRE ET CHAIR CHEZ MERLEAU-PONTY
Emmanuel de Saint Aubert
Capítulo 8
O ITINERÁRIO DA CARNE NO PENSAMENTO DE MERLEAU-PONTY THE FLESH ITINERARY IN MERLEAU-PONTY'S THOUGHT
Nilo Ribeiro Junior
Capítulo 9
A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA E EMANCIPATÓRIA DE JÜRGEN HABERMAS
Karl Heinz Efken; Graziela Renata da Silva
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK