Gestão democrática da/na Educação e suas inter-relações com a inovação pedagógica

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-093-3

DOI: 10.5281/zenodo.14197703

Descrição: Prefaciar os Anais do VII Seminário de Inovação Pedagógica – SIP - é um privilégio emocionante. Estou impregnada de todas as formas ao vive(r)nciar neste espaço-tempo de (com)partilhamento de vivências acadêmico-profissionais desde a sua primeira edição, em que a potencialidade coletiva e amorosa dos/as colegas que a pensam e a praticam impulsionam-me/nos a continuar a lutar pela educação pública, de qualidade e acessível a todos/as.
Gratidão é a palavra que me vem a mente ao revisitar as interpelações provocadas pelo SIP, assim como uma frase que li dias atrás, que desconheço a autoria: “A vida começa todos os dias”. Digo isso porque, ao revisitar o que foi realizado em todas as sete edições do SIP, percebo o quanto é um mo(vi)mento muito especial. As três primeiras edições foram presenciais (2017-2018-2019), as outras três seguintes, no formato on-line (2020-2021-2022) e, para esta VII edição, foi planejado ser híbrido, sendo, em 2023, on-line e, na continuidade, em 2024, ser presencial; porém, com o RS cometido pela calamidade climática, a opção foi prosseguir no formato on-line. 
Recordo-me que, para a criação do Seminário de Inovação Pedagógica, em 2017, juntaram-se a mim colegas amigos/as do nosso querido GRUPI (Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação), com o propósito de proporcionar espaço para a socialização de ações de ensino, pesquisa, extensão, gestão, realizadas com inovação pedagógica, praticadas pelas comunidades da Educação Básica e Superior.
Desde lá, percebo o quanto esse momento/movimento é circulíneo (circular-curvilíneo), em que me envolvo com meus pares na produção/(re)construção de conhecimentos na área educacional, com foco na inovação pedagógica. 
Assim, este VII SIP tem temática escolhida não por acaso, pois está ancorada nos princípios da dialogicidade, da coletividade, da democracia, da participação, do protagonismo da comunidade na proposição e realização de proposi(a)ções. A intencionalidade amorosa dessa escolha foi homenagear a profissional docente gestora, mentora intelectual e epistemológica do GRUPI, Profa. Dra. Maria Beatriz Luce, pesquisadora na área temática da política e gestão educacional, com diversas vivências na gestão da Educação Básica e Superior. No ano de 2023, na sua trajetória acadêmico-profissional completou 50 anos de dedicação à docência.
Ancorada na trajetória dessa nossa colega, eu e todos/as grupianos/as reconhecemos a professora Maria Beatriz como uma força propulsora na promoção e no fortalecimento das práticas educativas democráticas no campo da educação. Frente à dedicação que ensina e mobiliza, inspirada na trajetória da professora homenageada, a temática do VII SIP é “Gestão democrática da/na educação”, entremeada com a inovação pedagógica,
As palavras proferidas pela Profa. Maria Beatriz Luce, na abertura do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE/UNIPAMPA), em 06/11/2018, impulsionam-me, e acredito a todos/as os/as leitores/as, a vivenciar a gestão democrática: “A democratização da educação é a base de possibilidade da democratização da e na sociedade, pois se trata de democratizar o acesso à escola e à universidade; democratizar o conhecimento em suas mais variadas formas e perspectivas; e democratizar a gestão das políticas públicas e das instituições de educação, porque sem participação nas decisões, na ação e na avaliação das escolas e universidades, não se exercita a democracia, não se forma para a cidadania.”
Convido, com prazer, a todos/as conhecerem as produções escritas pelos/as participantes do VII SIP. E que tenham excelente leitura!

- Elena Maria Billig Mello

Bagé, 20 de novembro de 2024.
(Primeiro feriado nacional em homenagem ao Dia da Consciência Negra)


Organizadoras: Eduarda Lima Ribeiro; Julia Jaques Leal e Mayra da Silva Cutruneo Ceschini

Capítulos
Debatedoras Convidadas

Capítulo 1
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA/NA EDUCAÇÃO: UM BREVE RESGATE HISTÓRICO

Capítulo 2
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO:  CONTEXTO, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS

Capítulo 3
PROGRAMA ESCOLAS PROTAGONISTAS: PARCERIAS EM CONSTRUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Política, Gestão Democrática e Inovação Pedagógica

Capítulo 4
MO(VI)MENTO INCLUSIVO-INOVADOR NA GESTÃO: PROTAGONISMO DISCENTE

Capítulo 5
INOVAÇÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL (2013-2024): ALMEJANDO UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA COM EXCELÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO GABRIEL/RS

Capítulo 6
DISCUTINDO OS PARÂMETROS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Capítulo 7
OS FUNDAMENTOS, AS NARRATIVAS E AS OBSERVAÇÕES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO – NEM (2018-2023) 

Capítulo 8
GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA DA UNIPAMPA: UM OLHAR NOS PPCs 

Capítulo 9
GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA



Gestão e Inovação na Formação Acadêmico-Profissional

Capítulo 10
PERCEPÇÕES SOBRE GESTÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ESTÁGIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

Capítulo 11
A GESTÃO DE REDES SOCIAIS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA-EDUCACIONAL

Capítulo 12
GESTÃO DE UM EVENTO DE ENSINO E EXTENSÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Capítulo 13
A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO PIBID: DA GESTÃO DA SALA DE AULA À FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Capítulo 14
FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL: MOVIMENTOS AUTO(TRANS)FORMATIVOS PROPULSORES DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL

Capítulo 15
GESTÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS FORMATIVOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES 

Capítulo 16
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM ATIVA E ROTINAS DO PENSAMENTO COMO ESTRATÉGIAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO 

Capítulo 17
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA COMO ALTERNATIVA DE AÇÃO E INOVAÇÃO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO DA/NA INTERNET 

Capítulo 18
EXPERIMENTAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO

Capítulo 19
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: ANÁLISES REFLEXIVAS DE AÇÕES INCLUSIVO-INOVADORAS 



Gestão da/na sala de aula e Inovação Pedagógica

Capítulo 20
SALA SEM AULA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA PROMOVER O DESEMPAREDAMENTO DA INFÂNCIA

Capítulo 21
EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 

Capítulo 22
DESENVOLVENDO A COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO PRECOCE

Capítulo 23
DESMISTIFICANDO MICROORGANISMOS: O PAPEL DAS BACTÉRIAS NA SAÚDE HUMANA

Capítulo 24
INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOQUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA A COMPREENSÃO DE MACROMOLÉCULAS NA ALIMENTAÇÃO E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA

Capítulo 25
GESTÃO DEMOCRÁTICA: VALORIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Capítulo 26
LITERATURA, ENSINO DE CIÊNCIAS E PLANEJAMENTO PERSONALIZADO

Capítulo 27
CANTINHOS PEDAGÓGICOS COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Capítulo 28
GESTÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA INFÂNCIA: INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO MONTESSORIANA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Capítulo 29
O BRINCAR E A INCLUSÃO: CRIANDO ARTE E CONSTRUINDO LAÇOS

Capítulo 30
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: SENSIBILIDADE PARA A GESTÃO DA/NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Capítulo 31
A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA ORIENTADA E A GESTÃO DA SALA DE AULA NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Capítulo 32
MONITORIA DE ENSINO: UMA PRÁTICA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA



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