Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula - Volume 3

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-095-7

DOI: 10.5281/zenodo.14230540

Descrição: A Educação, ao longo dos séculos, tem se mostrado um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades e para o progresso da humanidade. Cada era apresentou desafios próprios e demandas específicas, exigindo constantes adaptações dos métodos pedagógicos e dos paradigmas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, poucos períodos na história puderam testemunhar transformações tão profundas e aceleradas quanto aquelas que marcam o início do século XXI.
O advento da tecnologia digital, a globalização das informações e a crescente complexidade das relações humanas impuseram à educação contemporânea uma necessidade urgente de revisão e reinvenção. Não se trata apenas de incorporar novas ferramentas tecnológicas ou de introduzir metodologias inovadoras, mas de repensar, de forma crítica e reflexiva, o próprio papel da educação em um mundo em constante mutação.
É nesse contexto desafiador que surge Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula. A obra propõe um mergulho profundo nas novas práticas pedagógicas, oferecendo uma análise criteriosa e fundamentada das tendências que emergem nas instituições de ensino ao redor do mundo. Mais do que apresentar soluções prontas, este livro convida seus leitores a refletirem sobre as múltiplas possibilidades que se abrem para a formação de indivíduos preparados para os desafios de um futuro incerto e imprevisível.
Os autores, comprometidos com a excelência acadêmica e com a evolução da prática docente, trazem à tona discussões que vão desde a adoção de novas tecnologias educacionais até a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para a formação integral do ser humano. Em cada página, há o convite para uma reflexão crítica sobre o que significa educar no século XXI e como a sala de aula pode se tornar um espaço de transformação, inovação e cidadania.
Assim, este livro é um recurso valioso não apenas para educadores e gestores educacionais, mas também para todos aqueles que, de alguma forma, compreendem a educação como um caminho indispensável para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. Que as reflexões aqui apresentadas inspirem novas práticas, novos olhares e, sobretudo, uma renovada esperança no poder transformador da educação.
Boa leitura!

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adecina Silva de Lima Moraes; Adriana Dos Santos; Adriana Marques Rodrigues; Ana Rocha; Anaildo Pereira da Silva; Angela Maria Passos Silva; Antonia Alves Bezerra de Oliveira; Bruna Ticiane Vicente; Célia dos Santos Moreira; Cristiane Ribeiro de Souza; Damiana Salviano Silva; Edineia Moraes do Nascimento; Girlane Cardoso da Silva; Janaina Furtado Cavalcante Brancaleão; Jayne Alves da Silva; Jéssica Souza Serpa; Joyce Hellen Mateus; Karina Ferreira; Laiane Moraes Miguins; Leiliane Silveira; Maria Eduarda Alves Bezerra; Marluci Calandrin Alves Aquiles; Nilda de Andrade da Costa; Rafaela Moreno Feitosa; Roberta Junglos da Silva; Vanessa Daiana Pedrancini; Vania Fogaça dos Santos.

Capítulos
Capítulo 1
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E ÉTICOS DE UMA QSC NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Célia dos Santos Moreira; Vanessa Daiana Pedrancini

Capítulo 2
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LINGUÍSTICA COM O GÊNERO PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS
Girlane Cardoso da Silva; Anaildo Pereira da Silva; Laiane Moraes Miguins

Capítulo 3
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A COMPREENSÃO DAS DIMENSÕES CIENTÍFICAS E SOCIAIS DA FOSFOETANOLAMINA
Célia dos Santos Moreira; Vanessa Daiana Pedrancini

Capítulo 4
POLÍTICAS PÚBLICAS COM CENTRALIDADE NA FAMÍLIA
Maria Eduarda Alves Bezerra

Capítulo 5
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ELEMENTO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Adriana Dos Santos; Damiana Salviano Silva

Capítulo 6
O JOGO E A MEDIAÇÃO DOCENTE
Rafaela Moreno Feitosa; Joyce Hellen Mateus; Nilda de Andrade da Costa; Jéssica Souza Serpa; Cristiane Ribeiro de Souza; Edineia Moraes do Nascimento; Leiliane Silveira; Adecina Silva de Lima Moraes

Capítulo 7
O PAPEL TRANSFORMADOR DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
Antonia Alves Bezerra de Oliveira; Adriana Marques Rodrigues; Bruna Ticiane Vicente

Capítulo 8
O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Jayne Alves da Silva; Angela Maria Passos Silva; Janaina Furtado Cavalcante Brancaleã; Marluci Calandrin Alves Aquiles; Ana Rocha

Capítulo 9
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ATUAL
Cristiane Ribeiro de Souza; Adecina Silva de Lima Moraes; Edineia Moraes do Nascimento; Karina Ferreira

Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOCENTE NO USO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM
Janaina Furtado Cavalcante Brancaleão; Jayne Alves da Silva; Vania Fogaça dos Santos

Capítulo 11
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY
Edineia Moraes do Nascimento; Marluci Calandrin Alves Aquiles; Roberta Junglos da Silva

Capítulo 12
O LETRAMENTO E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: UMA PERSPECTIVA AMPLA E DINÂMICA
Jéssica Souza Serpa; Cristiane Ribeiro de Souza; Adecina Silva de Lima Moraes; Roberta Junglos da Silva

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !