ISBN: 978-65-5492-065-0
DOI: 10.5281/zenodo.10951544
Descrição: Este livro, meticulosamente elaborado por mentes dedicadas e comprometidas com a nobre missão de aprimorar o cenário educacional, emerge como uma contribuição significativa para o diálogo contemporâneo sobre os fundamentos da pedagogia e sua interseção com os princípios democráticos.
A docência, pedra angular do edifício educacional, é explorada de maneira aprofundada e ponderada ao longo destas páginas. Os autores, munidos de perspicácia e experiência, desvelam as complexidades inerentes ao ato de ensinar, lançando luz sobre a importância transcendental desse papel na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A obra não se restringe a uma mera análise teórica; pelo contrário, transcende para um plano prático, oferecendo insights valiosos sobre estratégias pedagógicas que promovem não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral do aprendiz. A abordagem holística adotada nesta obra ressoa com a necessidade premente de cultivar não apenas mentes aguçadas, mas também cidadãos éticos e participativos.
Ao destacar a importância da educação democrática, os autores enfatizam a necessidade de um ambiente educacional que nutra a diversidade de pensamento, promovendo a inclusão e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem o tecido social. A democracia, entendida não apenas como um sistema político, mas como um ethos que permeia o processo educacional, revela-se como um catalisador para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro coletivo mais promissor.
Neste contexto, "Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender" emerge como um farol, iluminando caminhos inexplorados e desafiando paradigmas obsoletos. Este é um convite à reflexão e à ação, um chamado para educadores, estudantes e todos os interessados na forja de um horizonte educacional que transcenda as limitações do convencionalismo e abrace a vitalidade da diversidade e da participação ativa.
Que esta obra sirva como guia inspirador para todos aqueles que almejam contribuir para uma sociedade onde o conhecimento seja um farol a iluminar o caminho, a democracia um princípio a ser cultivado, e a educação a ponte que conecta os indivíduos a um futuro coletivo de promissora realização.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Adama Sarai Santos Monteiro; Beatriz Fagundes Bica; Catiana Camila Clasen; Cristiane Medianeira da Silva Reis; Cristina Yukie Miyaki; Daniela Neto Oliveira Peixer; Ellen Kauane Rutes; Fernanda Dorneles Vargas; Flávia Pinheiro da Silva Colombini; Gabriely Teles Pereira; Jairo José Tonet; Johanna Ortíz Zúniga; Kathiane Fernanda Seára da Silva; Laianny Rodrigues Ribeiro; Leonéa Vitoria Santiago; Maria Elizabete de Andrade Silva; Maria Heloise Silva dos Santos; Noeli Prestes Padilha Rivas; Pabloh Vinicius Silva Verissimo; Priscilla Garcia Zilio; Raquel Glitz Kowalski; Rayka Hinschinck de Paula; Razan Alfahel; Renata Portela Rinaldi; Ricardo Alexandre Gomes dos Santos Júnior; Richard Marques dos Santos; Roseli Nazário; Sirlayne de Oliveira Torres; Sirley Terezinha Filipak; Stela Maria Meneghel; Suzanna Neves Ferreira.
Capítulos
Capítulo 1
TRÁFICO DE PESSOAS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E AÇÕES PARA A SOCIEDADE CÍVIL
Johanna Ortíz Zúniga; Adama Sarai Santos Monteiro; Gabriely Teles Pereira; Rayka Hinschinck de Paula
Capítulo 2
AS CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Kathiane Fernanda Seára da Silva; Maria Heloise Silva dos Santos; Leonéa Vitoria Santiago
Capítulo 3
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Catiana Camila Clasen; Stela Maria Meneghel; Jairo José Tonet
Capítulo 4
DESAFIOS E IMPACTOS NO TRABALHO DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE EM TEMPOS PANDÊMICOS
Ellen Kauane Rutes
Capítulo 5
ESPORTE E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ-AL
Sirlayne de Oliveira Torres; Ricardo Alexandre Gomes dos Santos Júnior; Richard Marques dos Santos; Pabloh Vinicius Silva Verissimo; Maria Heloise Silva dos Santos; Maria Elizabete de Andrade Silva
Capítulo 6
MÍDIAS DIGITAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Raquel Glitz Kowalski; Sirley Terezinha Filipak; Razan Alfahel; Priscilla Garcia Zilio
Capítulo 7
POLÍTICAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRELAÇAMENTOS E RUPTURAS
Daniela Neto Oliveira Peixer; Roseli Nazário
Capítulo 8
ESCOLA, ENSINO E PROFESSOR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Suzanna Neves Ferreira; Renata Portela Rinaldi
Capítulo 9
AS ADVERSIDADES FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA RESENHA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, EM TURMAS DE ANOS INICIAIS
Fernanda Dorneles Vargas; Cristiane Medianeira da Silva Reis; Beatriz Fagundes Bica
Capítulo 10
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM PESQUISAS RECENTES (2018-2022)
Flávia Pinheiro da Silva Colombini; Noeli Prestes Padilha Rivas
Capítulo 11
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: UM OLHAR PARA A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA E PARA O CURRÍCULO INTERNACIONAL
Laianny Rodrigues Ribeiro; Cristina Yukie Miyaki
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK