ISBN: 978-65-5492-040-7
DOI: 10.5281/zenodo.10389331
Descrição: A obra "Educação Conectada: Tendências e Inovações" representa uma contribuição significativa para o campo da Educação e da pesquisa científica. Os autores buscam explorar os complexos e multifacetados desafios que permeiam a Educação, enquanto buscam incessantemente a melhoria do processo educacional.
A Educação é a chave para o desenvolvimento humano, o progresso da sociedade e a construção de um mundo mais inclusivo e igualitário. No entanto, compreender e aprimorar esse processo requer um esforço constante de pesquisa, análise crítica e inovação. Os estudos e investigações reunidos nestas páginas são o resultado de anos de dedicação à busca de respostas para algumas das perguntas mais prementes que envolvem a Educação em nossos tempos.
Os tópicos de estudos abrangem a eficácia de abordagens pedagógicas específicas, além das questões mais amplas relacionadas à equidade educacional, inclusão de grupos marginalizados e o papel da tecnologia na aprendizagem.
A era da informação trouxe consigo uma série de desafios e oportunidades que não podem ser ignorados. A Educação conectada reconhece a importância de preparar os alunos para um mundo em constante transformação, onde a habilidade de aprender a aprender se torna essencial. Ao abraçar as tecnologias digitais, a Educação conectada não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também promove a colaboração, a criatividade e a inovação.
A obra busca respostas e inspiração para enfrentar os desafios educacionais de hoje e moldar um amanhã mais promissor. Esperamos que cada capítulo seja uma fonte de conhecimento e motivação para todos aqueles comprometidos com a missão vital de proporcionar uma Educação de qualidade a todos os indivíduos, em todas as partes do mundo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Ademir Divino Vaz; Aline de Freitas Miranda; Ana Karyne Loureiro Furley; Ana Letícia de Alencastro Vignol; Daniel Matias Santos; Estefane Ferreira Moraes; Flaviana Isis Silva do Nascimento; Francisco Valdey Carneiro; Fredson Rodrigues Soares; Gabriel Paz Alencar; Gustavo Moraes da Silva; Hiran Pinel; Janete Teixeira de Lyra; Jéssica Castro; José Rogério Santana; Juliana Paula Machovski; Kairon Ruanndy Rodrigues de Brito; Kawane Maria da Silva Cruz; Larice Pereira Fagundes; Lucian José de Souza Costa e Costa; Luciana Araújo da Silva; Maria Clara de Almeida dos Santos; Maria José Bestete de Miranda; Maria José Costa dos Santos; Nair Correia Salgado De Azevedo; Paulo Roberto Carregosa Luiz; Raiane Conceição Sarmento; Sérgio Rodrigues de Souza; Vitor Carvalho de Souza Coelho; Zena Eisenberg.
Capítulos
Capítulo 1
“EU FIQUEI COM SAUDADE PORQUE A MINHA MÃE QUE ME ENSINAVA AS COISAS”: PERSPECTIVAS DAS CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
Jéssica Castro; Janete Teixeira de Lyra; Zena Eisenberg
Capítulo 2
A EXPULSÃO DOS POETAS NO LIVRO X DA REPÚBLICA: PLATÃO E A EDUCAÇÃO IDEAL
Maria Clara de Almeida dos Santos
Capítulo 3
MESTRA GRIÔ SIRLEY AMARO – PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO EM PEDAGOGIA GRIÔ NO MUSEU JÚLIO DE CASTILHOS
Ana Letícia de Alencastro Vignol
Capítulo 4
EDUCAÇÃO INOVADORA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR
Paulo Roberto Carregosa Luiz
Capítulo 5
A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM O APORTE DO SOFTWARE GEOGEBRA
Fredson Rodrigues Soares; Francisco Valdey Carneiro; José Rogério Santana; Maria José Costa dos Santos
Capítulo 6
RELATOS A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS EM SER-PROFESSOR DE CLASSE HOSPITALAR
Ana Karyne Loureiro Furley; Hiran Pinel
Capítulo 7
REVISÃO DE ESTUDOS: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA
Luciana Araújo da Silva; Estefane Ferreira Moraes; Daniel Matias Santos; Vitor Carvalho de Souza Coelho; Raiane Conceição Sarmento; Gabriel Paz Alencar; Gustavo Moraes da Silva; Kairon Ruanndy Rodrigues de Brito; Flaviana Isis Silva do Nascimento; Aline de Freitas Miranda
Capítulo 8
“ACABEI A FACULDADE E AGORA?” – PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG-UNU DE PIRES DO RIO
Ademir Divino Vaz
Capítulo 9
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Maria José Bestete de Miranda; Sérgio Rodrigues de Souza
Capítulo 10
PRINCÍPIOS ORIENTADORES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MEC SOBRE A ALFABETIZAÇÃO
Juliana Paula Machovski; Nair Correia Salgado De Azevedo
Capítulo 11
CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O APRENDIZADO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL REGIONAL DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA
Kawane Maria da Silva Cruz; Larice Pereira Fagundes; Lucian José de Souza Costa e Costa
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK