ISBN: 978-65-5492-041-4
DOI: 10.5281/zenodo.10389314
Descrição: A obra "Educação Conectada: Tendências e Inovações" representa uma contribuição significativa para o campo da Educação e da pesquisa científica. Os autores buscam explorar os complexos e multifacetados desafios que permeiam a Educação, enquanto buscam incessantemente a melhoria do processo educacional.
A Educação é a chave para o desenvolvimento humano, o progresso da sociedade e a construção de um mundo mais inclusivo e igualitário. No entanto, compreender e aprimorar esse processo requer um esforço constante de pesquisa, análise crítica e inovação. Os estudos e investigações reunidos nestas páginas são o resultado de anos de dedicação à busca de respostas para algumas das perguntas mais prementes que envolvem a Educação em nossos tempos.
Os tópicos de estudos abrangem a eficácia de abordagens pedagógicas específicas, além das questões mais amplas relacionadas à equidade educacional, inclusão de grupos marginalizados e o papel da tecnologia na aprendizagem.
A era da informação trouxe consigo uma série de desafios e oportunidades que não podem ser ignorados. A Educação conectada reconhece a importância de preparar os alunos para um mundo em constante transformação, onde a habilidade de aprender a aprender se torna essencial. Ao abraçar as tecnologias digitais, a Educação conectada não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também promove a colaboração, a criatividade e a inovação.
A obra busca respostas e inspiração para enfrentar os desafios educacionais de hoje e moldar um amanhã mais promissor. Esperamos que cada capítulo seja uma fonte de conhecimento e motivação para todos aqueles comprometidos com a missão vital de proporcionar uma Educação de qualidade a todos os indivíduos, em todas as partes do mundo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Alexandre Passos Bitencourt; Aline de Freitas Miranda; Ana Carolina Cardoso Miranda; Ana Telma Monteiro de Sousa; Bruno Belém Ferreira; Bruno Teremussi Neto; Carlos Costa Cardoso; Cristiane Mendes de Souza Corbage; Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi; Daniel Matias Santos; Douglas Lourinaldo da Silva; Eli da Costa Melo; Erica Cilene dos Santos Cardoso; Estefane Ferreira Moraes; Flaviana Isis Silva do Nascimento; Gabriel Paz Alencar; Guilherme Sousa Silva; Gustavo Moraes da Silva; Hemili Taynara Maruim; Izaias Gonçalves Lima; Jeane Meireles Ferreira; José Ribamar Carvalho de Sousa; José Willians de Souza Nascimento; Luan Bizerra Cunha; Lucian José de Souza Costa e Costa; Luciana Araújo da Silva; Maria Alayde Alcantara Salim; Maria Amélia Monteiro; Melquisedeque Dos Santos Ferreira; Milka Christine Godinho Loureiro; Monik Abreu Wendland Supelette; Nathan Aguiar Gonçalves; Patrícia Yumy Dias Ferreira Gonçalves; Rosilene Castro de Oliveira; Rosivan de Oliveira do Nascimento; Valter dos Santos Mendonça Neto.
Capítulos
Capítulo 1
ARTIGO DE REVISÃO: A MUSICALIDADE NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Daniel Matias Santos; Luciana Araújo da Silva; Rosivan de Oliveira do Nascimento; Luan Bizerra Cunha; Bruno Belém Ferreira; Ana Carolina Cardoso Miranda; Jeane Meireles Ferreira; Rosilene Castro de Oliveira; Aline de Freitas Miranda; Eli da Costa Melo
Capítulo 2
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
Alexandre Passos Bitencourt
Capítulo 3
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN E A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VYGOTSKY
Milka Christine Godinho Loureiro; Maria Alayde Alcantara Salim
Capítulo 4
VIESES NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: MITO OU VERDADE?
Monik Abreu Wendland Supelette; Cristiane Mendes de Souza Corbage
Capítulo 5
OS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA POLÍTICA PÚBLICA CRAVADA NA HISTÓRIA
Bruno Teremussi Neto; Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi
Capítulo 6
A AUSÊNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NO ENSINO SUPERIOR DE BAGÉ/RS
Erica Cilene dos Santos Cardoso
Capítulo 7
ABORDAGENS INTRODUTÓRIAS SOBRE O CONCEITO DE ÂNGULO ATRAVÉS DA LINGUAGEM IMAGÉTICA
Maria Amélia Monteiro; Douglas Lourinaldo da Silva
Capítulo 8
MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O USO DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA
José Willians de Souza Nascimento; Guilherme Sousa Silva; Valter dos Santos Mendonça Neto; Carlos Costa Cardoso
Capítulo 9
O ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Daniel Matias Santos; Melquisedeque Dos Santos Ferreira; José Ribamar Carvalho de Sousa; Izaias Gonçalves Lima; Gustavo Moraes da Silva; Gabriel Paz Alencar; Aline de Freitas Miranda; Flaviana Isis Silva do Nascimento; Estefane Ferreira Moraes; Luciana Araújo da Silva
Capítulo 10
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS A PARTIR DA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Hemili Taynara Maruim
Capítulo 11
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ A PARTIR DA ÓTICA DE DOIS DISCENTES
Nathan Aguiar Gonçalves; Patrícia Yumy Dias Ferreira Gonçalves; Lucian José de Souza Costa e Costa; Ana Telma Monteiro de Sousa
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK