ISBN: 978-65-5492-039-1
DOI: 10.5281/zenodo.10215308
Descrição: Esta tese é uma tentativa de compreender as imagens construídas, desde o século XX, pelos brancos, sobretudo, pelas antropólogas Elizabeth Steen, Herbert Baldus, Charles Wagley, Eduardo Galvão, Harald Schultz, Roberto Cardoso de Oliveira e Judith Shapiro sobre os índios Tapirapé ou, como autodenominam, Apyãwa, contrastando tal imagem com aquela esboçada por nós mesmos no escopo deste trabalho e, por fim com aquela elaborada pelos próprios Tapirapé ou parceiros desta pesquisa. Nesse sentido, as fotos antigas e atuais mais os filmes documentários e etnográficos criam alguns dos momentos de imersão. A partir desses momentos, elaborei algumas perguntas ao estudar os materiais audiovisuais: como colocá-los em circulação? Como ver essas imagens? Como fazer um filme etnográfico-documentário (em Tapi’itãwa – T.I. Urubu Branco – e na Universidade)? Disso escrevi algumas notas etnológicas sobre o que poderia ser as cosmopolítica(s) ou cosmopolítica amazônica consonante com o parentesco indígena especialmente entre os índios Apyãwa (Tapirapé) durante o Iraxao Rarywa. No horizonte desse momento etnográfico, também pode ser vislumbrada visualidades (Apyãwa e Inỹ) e histórias dos ameríndios (Tupi-Jê) contra o primeiro e o atual Antropoceno e/ou Capitaloceno.
Autora: Paula Grazielle Viana dos Reis
Capítulos
Capítulo 1
ALGUMAS IMAGENS DA AMAZÔNIA E DOS ÍNDIOS TAPIRAPÉ INVENTADAS PELA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
Capítulo 2
NÓ(S): Os índios Tapirapé (Apyãwa), as câmeras e suas imagens
Capítulo 3
ALGUMA COSMOPOLÍTICA AMAZÔNICA: IRAXAO RARYWA EM TAPI’ITÃWA (TERRA INDÍGENA URUBU BRANCO ENTRE OS ÍNDIOS APYÃWA (TAPIRAPÉ) PARA AXEPAANOG COM OS ÍNDIOS INỸ
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE
ANEXOS
A autora
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