Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 6

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-96-3

DOI: 10.5281/zenodo.7580210

Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Amanda Gatti; Carolina Sima Fritolli; Caroline Silveira da Rosa; Daniele Silveira da Rosa; Davi Alberto de Souza Talizin; Egli da Silva Santos Brito; Eliane Auxiliadora Pereira; Emanuélle Soares Cardozo; Emiliana Cristina Andrade Muraro; Érica Cayres Rodrigues; Geysi Custódio da Silva; Higor dos Santos Silva; Iza Reis Gomes; João Felipe Campanaro; Johny Barreto Alves; Juliana Santos Maciel Barbosa; Laís Tarciana de Paula Soares; Mesezabeel Alves Rodrigues; Poliana Aparecida Arruda; Sandro Dan Tatagiba; Stéfany Silveira das Neves; Vaneza Barreto Pereira; Viter Magalhães Pinto.

Capítulos
Capítulo 1
REFLEXÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS 
Amanda Gatti; Laís Tarciana de Paula Soares; Sandro Dan Tatagiba

Capítulo 2
PROJETO DE EXTENSÃO ‘CONVERSAS AMAZÔNICAS II – OLHARES SOBRE A LITERATURA’: UMA ESTÉTICA LITERÁRIA AMAZÔNICA 
Iza Reis Gomes; Eliane Auxiliadora Pereira; Érica Cayres Rodrigues

Capítulo 3
GEOLOGIA EM MÉTODOS LÚDICOS: CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA UM ENSINO SIMPLIFICADO DO PLANETA TERRA 
Johny Barreto Alves; Emanuélle Soares Cardozo; Vaneza Barreto Pereira; Viter Magalhães Pinto

Capítulo 4
CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA 
Egli da Silva Santos Brito

Capítulo 5
GRUPO DE ESTUDOS EM GEOCIÊNCIAS: A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 
Emanuélle Soares Cardozo; Johny Barreto Alves; Geysi Custódio da Silva; Daniele Silveira da Rosa; Caroline Silveira da Rosa; Stéfany Silveira das Neves; João Felipe Campanaro; Vaneza Barreto Pereira; Viter Magalhães Pinto

Capítulo 6
INCLUSÃO É UM ATO DE EDUCAR: AULA DA CIDADANIA INCLUSIVA 
Mesezabeel Alves Rodrigues

Capítulo 7
PIERRE BOURDIEU: A TEORIA EDUCACIONAL E O PROJETO SOCIAL ESCOLA DO BAIRRO 
Davi Alberto de Souza Talizin

Capítulo 8
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESINFORMAÇÃO X CAPACITISMO 
Carolina Sima Fritolli; Emiliana Cristina Andrade Muraro; Poliana Aparecida Arruda; Juliana Santos Maciel Barbosa

Capítulo 9
ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: UMA PERSPECTIVA SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JAGUAQUARA (BA) 
Higor dos Santos Silva

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !