Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 5

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-94-9

DOI: 10.5281/zenodo.7490522

Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriana Olívia Alves; Arlete Mendes Rosa; Camilla Franco Reinaldo de Anacleto; Caroline Costa Prado; Célia Sebastiana Silva; Fabrícia Fátima de Sousa; Gabriela Maria da Cruz Silva; Iza Reis Gomes; Izomar da Silva Oliveira; João Fernando Costa Júnior; João Gomes de Pontes Junior; José Mário da Silva; Leonardo Silva Moraes; Luis Carlos Loss Lopes; Márcia Maria de Oliveira Santos; Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Mário Leme; Norberto Huber; Patrícia Silva Valverde Rodrigues; Presleyson Plínio de Lima; Tatiane de Oliveira Lima; Walkiria Santos Costa.

Capítulos
Capítulo 1
O MENINO E O RIO: AS MATERI ALIDADES POÉTICAS DO LIVRO-OBJETO 
Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Iza Reis Gomes

Capítulo 2
CIÊNCIA, RACISMO E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE UM LIVRO DIDÁTICO SOBRE O PROTAGONISMO NEGRO NA CIÊNCIA BRASILEIRA 
Tatiane Lima

Capítulo 3
AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E A AUTONOMIA DISCENTE: UM BREVE ESTUDO SOB A ÓTICA DE JOHN DEWEY 
João Fernando Costa Júnior; Presleyson Plínio de Lima; Fabrícia Fátima de Sousa; Izomar da Silva Oliveira; Leonardo Silva Moraes; Luis Carlos Loss Lopes; Márcia Maria de Oliveira Santos; Mário Leme; Norberto Huber

Capítulo 4
ESCOLA, ENSINO DE GEOGRAFIA E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 
João Gomes de Pontes Junior; Arlete Mendes Rosa

Capítulo 5
O PAPEL HUMANIZADOR DA LITERATURA EM TEMPOS DE DESPEDIDAS 
Camilla Franco Reinaldo de Anacleto; José Mário da Silva

Capítulo 6
SABORES E AFETOS: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA COZINHA 
Gabriela Maria da Cruz Silva; Walkiria Santos Costa

Capítulo 7
SEXTOU NA 44: O USO DO JOGO DE TABULEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA 
Caroline Costa Prado; Adriana Olívia Alves

Capítulo 8
A LEITURA DE POEMAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NAS TURMAS DOS  SEXTOS ANOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE APARECIDA DE GOIÂNIA 
Patrícia Silva Valverde Rodrigues; Célia Sebastiana Silva

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !