ISBN: 978-65-84599-93-2
DOI: 10.5281/zenodo.7480811
Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Alex Maciel de Jesus; Carlos Benedito Rodrigues; Carmen Elisabete de Oliveira; Cleidiane Colins Gomes; Cleison Oliveira da Silva; Clovis Costa dos Santos; Cristina Maria Carvalho Delou; Eryck Dieb Souza; Fernando Rodrigues Nascimento; Francisco Antonio Nascimento; Graziela Bergonsi Tussi; Iza Reis Gomes; Kamila Alencar Matos; Karine Cristine Costa; Kathiara Dos Santos Silva; Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Maria Rosilane da Costa; Marta Lídia Linhares Pereira; Paula Terres Carvalho; Railan Brito de Almeida; Sara da Silva Pereira; Victoria Soares Cardoso de Andrade; Wanessa Moreira de Oliveira.
Capítulos
Capítulo 1
ENTRE SOLFEJOS, VERSOS, RIMAS E BRINCADEIRAS: OS BEBÊS E A LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
Sara da Silva Pereira; Cleidiane Colins Gomes
Capítulo 2
JOÃO POR UM FIO E SUAS ESPACIALIDADES NA TESSITURA DA NARRATIVA INFANTIL E JUVENIL
Iza Reis Gomes; Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina
Capítulo 3
LEITURA LITERÁRIA COM CRIANÇAS SURDAS: A FÁBULA DA ARCA DE NOÉ
Carmen Elisabete de Oliveira
Capítulo 4
USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DA SEGREGAÇÃO RACIAL
Graziela Bergonsi Tussi; Paula Terres Carvalho
Capítulo 5
UMA ANÁLISE PARADIGMÁTICA EM VIDEOAULAS DE LITERATURA PRESENTES NO YOUTUBE
Marta Lídia Linhares Pereira; Victoria Soares Cardoso de Andrade
Capítulo 6
MÓBEIS E SENTIDOS DA SEMANA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLICAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES
Francisco Antonio Nascimento; Maria Rosilane da Costa; Fernando Rodrigues Nascimento; Eryck Dieb Souza; Kamila Alencar Matos
Capítulo 7
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS
Alex Maciel de Jesus; Clovis Costa dos Santos; Cleison Oliveira da Silva; Kathiara Dos Santos Silva; Railan Brito de Almeida
Capítulo 8
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO INCLUSIVO
Wanessa Moreira de Oliveira; Cristina Maria Carvalho Delou
Capítulo 9
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NAS PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS
Carlos Benedito Rodrigues; Karine Cristine Costa
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK