ISBN: 978-65-84599-78-9
DOI: 10.5281/zenodo.7164134
Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este décimo e-book da coleção conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Alessandra Nascimento Silva; Alzira Aparecida da Silva; Ana Cristina Gomes de Jesus; Anderson Oramisio Santos; Bibiana Canton; Camila Rezende Oliveira; Catarine Kemper; Catieli Schneider Bock; Clarice da Gama Ferreira; Daiana Tonietto; Daniele Bianchi de Oliveira; Darllen Almeida da Silva; Diene Naira Mendes Oliveira; Edna Aparecida Pereira de Souza; Elisandro Félix de Lima; Elisângela da Silva Lima; Glaé Corrêa Machado; Guilherme Saramago de Oliveira; Hugo Leonardo da Silva Belisário; Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo; Jaqueline Molina; Julia Santana Garcia Borges; Karina Magalhães de Mendonça; Katia Alessandra Burci; Katia Paulino Da Silva; Lidiana Santana de Souza; Livia Maria Oliveira dos Santos Silva; Luana Michele Kramer Heinen; Márcio Adriano de Azevedo; Mônica Regina Ferraz do Nascimento; Norma-Iracema de Barros Ferreira; Renata Porcher Scherer; Rosemeire Aparecida Leal Bolognezi; Tatiane Daby de Fátima Faria Borges; Valdete de Souza Silva; Vanessa de Oliveira Dagostim Pires; Verônica Pasqualin Machado; Viviane Brás dos Santos.
Capítulos
Capítulo 1
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO SALA INVERTIDA EM AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS
Elisandro Félix de Lima
Capítulo 2
NOVOS TEMAS E A REORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BNCC
Camila Rezende Oliveira; Anderson Oramisio Santos; Guilherme Saramago de Oliveira; Tatiane Daby de Fátima Faria Borges
Capítulo 3
MOSAICO GEOMÉTRICO: PROSPOSTA INTERDISCIPLINAR
Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo; Rosemeire Aparecida Leal Bolognezi
Capítulo 4
POLÍTICA DE COTAS COMO AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (2016-2021)
Alessandra Nascimento Silva; Márcio Adriano de Azevedo
Capítulo 5
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSÕES E INTERESSES
Diene Naira Mendes Oliveira; Lidiana Santana de Souza; Karina Magalhães de Mendonça; Livia Maria Oliveira dos Santos Silva
Capítulo 6
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA FUTURA PROFESSORA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Bibiana Canton
Capítulo 7
A PRODUÇÃO DE UM MANUAL DE LEITURA FÁCIL PARA EDUCADORES
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires; Renata Porcher Scherer; Verônica Pasqualin Machado; Catarine Kemper
Capítulo 8
O ENSINO DA MATEMÁTICA FRENTE AO TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA
Clarice da Gama Ferreira; Viviane Brás dos Santos
Capítulo 9
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daiana Tonietto; Glaé Corrêa Machado
Capítulo 10
ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elisângela da Silva Lima
Capítulo 11
A PANDEMIA DE COVID-19 COMO VETOR ACELERADOR DO PRIVATISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Darllen Almeida da Silva; Norma-Iracema de Barros Ferreira
Capítulo 12
UMA ANÁLISE SOBRE O LETRAMENTO MATEMÁTICO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anderson Oramisio Santos; Guilherme Saramago de Oliveira; Camila Rezende Oliveira; Tatiane Daby de Fátima Faria Borges
Capítulo 13
MODELAGEM MATEMÁTICA - A ARTE DE CONSTRUIR E ANALISAR ORNAMENTOS: EXPERIÊNCIA NO PIBID
Julia Santana Garcia Borges; Ana Cristina Gomes de Jesus; Hugo Leonardo da Silva Belisário
Capítulo 14
REFLEXÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luana Michele Kramer Heinen
Capítulo 15
A RESSIGNIFICAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM NO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS
Valdete de Souza Silva; Catieli Schneider Bock; Edna Aparecida Pereira de Souza; Katia Alessandra Burci; Katia Paulino Da Silva
Capítulo 16
DO SOLETRANDO AO LETRAMENTO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS EM SALA, PROPONDO A ESCRITA E PRODUÇÃO DE PEQUENOS TEXTOS
Valdete de Souza Silva; Alzira Aparecida da Silva; Catieli Schneider Bock; Daniele Bianchi de Oliveira; Katia Paulino Da Silva; Jaqueline Molina; Mônica Regina Ferraz do Nascimento
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK