ISBN: 978-65-84599-69-7
DOI: 10.5281/zenodo.6989330
Descrição: A pandemia da Covid-19 ativou o sinal vermelho em todo o planeta, devido ao desconhecimento da biologia do vírus causador da doença, pela vertiginosa contaminação da doença, pelos altos índices de óbitos e pelos efeitos sociais e econômicos da pandemia. Cientistas de todo o planeta trabalharam e trabalham constantemente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de vacinas para a prevenção da doença.
Apesar de a Ciência brasileira não ter tido o apoio necessário, na formação de cientistas, no fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo dificuldades na aquisição e insumos e equipamentos, houve avanços importantes, graças à energia e aos esforços dos/as cientistas brasileiros/as.
A obra “Temáticas em Biologia: Práticas, Inovações e Desafios” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Esta obra conta com trabalhos científicos da área de Biologia, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Alesson Lopes Soares; Carlos Henrique Costa Reverte; Denise Corrêa Martins Venâncio; Diones Krinski; Edivaldo Lubavem Pereira; Eloisa Paula De Oliveira; Fernando Henrique Villwock; Jefferson de Queiroz Crispim; Karen Danielle Pinheiro; Karolayne Balbino; Marcos Junio Ferreira de Jesus; Rogério Gonçalves Bittencourt; Rogério Silveira Tonet; Taila Lorena de Souza; Tiago Vinicius Silva Athaydes.
Capítulos
Capítulo 1
ESTRATÉGIAS DIDÁDICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CRIAÇÃO DO JOGO QUEBRA-CABEÇA CELULAR
Karen Danielle Pinheiro; Carlos Henrique Costa Reverte; Diones Krinski
Capítulo 2
O USO DE SIMULADORES TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA
Denise Corrêa Martins Venâncio; Edivaldo Lubavem Pereira; Rogério Gonçalves Bittencourt
Capítulo 3
UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Karolayne Balbino; Carlos Henrique Costa Reverte; Karen Danielle Pinheiro; Diones Krinski
Capítulo 4
APRENDENDO SOBRE O SISTEMA ESQUELÉTICO COM ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS: JOGO DE TABULEIRO E QUEBRA-CABEÇA DO CRÂNIO HUMANO
Carlos Henrique Costa Reverte; Karen Danielle Pinheiro; Diones Krinski
Capítulo 5
USO MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E DESTINO FINAL DO LIXO URBANO
Carlos Henrique Costa Reverte; Karolayne Balbino; Diones Krinski
Capítulo 6
GESTÃO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO DE METAIS PESADOS NO RIO DO CAMPO, CAMPO MOURÃO, PARANÁ
Fernando Henrique Villwock; Jefferson de Queiroz Crispim; Eloisa Paula De Oliveira; Rogério Silveira Tonet; Marcos Junio Ferreira de Jesus
Capítulo 7
ANÁLISE TEMPORAL DA OCUPAÇÃO ANTRÓPICA A MONTANTE DA SUB-BACIA RIO DO CAMPO
Taila Lorena de Souza; Alesson Lopes Soares; Jefferson de Queiroz Crispim; Tiago Vinicius Silva Athaydes
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK