História: Interfaces entre Memórias e Transformações - Volume 1

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-70-3

DOI: 10.5281/zenodo.6991205

Descrição: A História  é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A História é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Ao estudar a História nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
A História não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. O estudo da História é, além disso, uma importante ferramenta de avanço no processo civilizacional – um ponto relevante que vale para todos os componentes escolares e para o conhecimento em geral. O que seria da humanidade se, a cada problema colocado pela conjuntura política, pelos anseios sociais ou mesmo pela pesquisa científica, os homens iniciassem a busca pela resposta a partir do zero?
A História preserva questões e respostas que já foram elaboradas e esmiuçadas no passado e que podem servir como ponto de partida para uma discussão mais bem fundamentada e profícua. Esta obra foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Eduardo Belleza Abdala Miranda; Felipe Monteiro Pereira de Araújo; Jimmy Iran dos Santos Melo; Lucas Kirschner Camargo Neves; Pedro Dideco Antunes Guettnauer; Pedro Jorge Coutinho Guerra; Rodrigo Bastos de Assis Ferreira.

Capítulos
Capítulo 1
A EXPANSÃO ULTRAMARINA HOLANDESA NO CONTEXTO POLÍTICO-RELIGIOSO DOS SÉCULOS XVI E XVII
Rodrigo Bastos de Assis Ferreira

Capítulo 2
MIRIRI – A HISTÓRIA DO ENGENHO (XVI A XVII)
Pedro Jorge Coutinho Guerra

Capítulo 3
DOGMA 95: LUGARES E NÃO-LUGARES
Felipe Monteiro Pereira de Araújo

Capítulo 4
IMPERATOR DOMINU. O DOMINATO EM DEBATE
Eduardo Belleza Abdala Miranda

Capítulo 5
O DIABO E A JUVENTUDE: UMA HISTÓRIA (RE)CONTADA
Jimmy Iran dos Santos Melo; Lucas Kirschner Camargo Neves

Capítulo 6
SERGUEI EISENSTEIN: UMA ANÁLISE DA OBRA DO DIRETOR DENTRO DO CONTEXTO DO REGIME SOVIÉTICO
Pedro Dideco Antunes Guettnauer

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !