ISBN: 978-65-84599-62-8
DOI: 10.5281/zenodo.6893361
Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este oitavo e-book da coleção conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Ail Conceição Meireles Ortiz; Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes; Anderson Penha; Bruno Bonfante; Bruno dos Santos Simões; Cristian Cesar Cunha; Daniel Strauss; Danielle Cristina Silva; Elias Cósta de Oliveira; Elisa Dos Santos Vanti; Filipe Wiltgen; Gabriela Amorin Ferruzzi Campioni; Helenara Plaszewski; Indira Aparecida Santana Aragão Favareto; Janilse Fernandes Nunes; João Paulo Tenório da Silva; José Francisco Custódio; Larissa Arêa Sousa; Lissandro Dorneles Dalla Nora; Luciana Lacerda de Souza Camargos; Mateus Moraes Tavares; Paulo Alves Nunes; Polyana Aparecida Roberta da Silva; Sandra Cadore Peixoto.
Capítulos
Capítulo 1
DA GRAMÁTICA DO “ENSINANTE”À GRAMÁTICA DO “DESAPRENDENTE-APRENDENTE”: O INEGOCIÁVEL NAS PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Elisa Dos Santos Vanti; Helenara Plaszewski
Capítulo 2
EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA EM ROBÓTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Filipe Wiltgen
Capítulo 3
CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE
Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes; Helenara Plaszewski
Capítulo 4
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES DA UFPel: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Daniel Strauss; Helenara Plaszewski
Capítulo 5
ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE EVASÃO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFSC: MOTIVOS PARA ABANDONAR O CURSO
Bruno dos Santos Simões; José Francisco Custódio
Capítulo 6
IMPACTOS DA LEI 12.796/2013 PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRÉ-ESCOLA: APONTAMENTOS E REFLEXÕES ORIUNDOS DOS ESTUDOS DA ANPED
Indira Aparecida Santana Aragão Favareto; Gabriela Amorin Ferruzzi Campioni
Capítulo 7
PRODUTO EDUCACIONAL: PODCAST “CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL”
Lissandro Dorneles Dalla Nora; Janilse Fernandes Nunes; Ail Conceição Meireles Ortiz; Sandra Cadore Peixoto
Capítulo 8
FORMAÇÃO DE INSTRUTORES A DISTÂNCIA DO NEGÓCIO CERTO RURAL: APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE REAÇÃO
Larissa Arêa Sousa; Mateus Moraes Tavares
Capítulo 9
A PRÁTICA DE ENSINO E O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA
Luciana Lacerda de Souza Camargos; Danielle Cristina Silva; Polyana Aparecida Roberta da Silva
Capítulo 10
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: DOS AVANÇOS E RETROCESSOS DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL
Elias Cósta de Oliveira
Capítulo 11
VÍDEO VERTICAL, UM CONCEITO SOBRE VÍDEO ADAPTATIVO NA EAD
João Paulo Tenório da Silva; Paulo Alves Nunes; Bruno Bonfante; Cristian Cesar Cunha; Anderson Penha
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK