ISBN: 978-65-84599-41-3
DOI: 10.5281/zenodo.6449571
Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Adriana Derossi; Alda Elizabeth Alves da Silva; Antônia Batista Marques; Antonia Beatriz Medeiros da Silva; Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo; Cláudia Inês Dahmer; Daniela de Araújo Ando; Eduardo Alves Araújo; Eloany dos Santos Homobono; Érica Romão da Silva Lima; Érico Ribas Machado; Érika Silva Alencar Meirelles; Estefani Baptistella; Fabíola Gonçalves de Lima; Giseli Duardo Maciano; Giseli Monteiro Gagliotto; Givanildo Sales Silva; Haroldo Reis Alves de Macêdo; Jean Mac Cole Tavares Santos; Jordana Borchardt Blasi; Joriele Nayara Dantas Silva; Juana Terumi Herculano Tatsukawa; Juliane Fontana Ribeiro; Lara Mikaeli Pereira Dias; Lilian Soares Alves Branco; Marieli Paim de Lima; Marli de Fátima Rodrigues; Milena Pacheco; Míria Helen Ferreira de Souza; Mônica Raquel de Andrade Brito; Nadia Aparecida de Lima Coser; Rayssa Vanuza da Rocha; Sâmila Paloma Ferreira da Silva; Ticiana Cristina Fernandes Diógenes; Waleska Gonçalves de Lima.
Capítulos
Capítulo 1
MOSTRA CIENTÍFICA: UM INSTRUMENTO PARA DIVULGAÇÃO E FOMENTO DO MOVIMENTO STEAM
Waleska Gonçalves de Lima; Cláudia Inês Dahmer; Giseli Duardo Maciano; Érika Silva Alencar Meirelles; Fabíola Gonçalves de Lima
Capítulo 2
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES
Mônica Raquel de Andrade Brito; Jean Mac Cole Tavares Santos
Capítulo 3
ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DA BNCC: DESAFIOS NO ENSINO REMOTO
Alda Elizabeth Alves da Silva; Juana Terumi Herculano Tatsukawa; Sâmila Paloma Ferreira da Silva; Antônia Batista Marques
Capítulo 4
SEXUALIDADE INFANTIL, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA
Juliane Fontana Ribeiro; Giseli Monteiro Gagliotto
Capítulo 5
EDUCAÇÃO HÍBRIDA: FLEXIBILIZAÇÃO DA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA
Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo
Capítulo 6
PIBID: O COTIDIANO FORMATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Míria Helen Ferreira de Souza; Ticiana Cristina Fernandes Diógenes; Antonia Beatriz Medeiros da Silva; Joriele Nayara Dantas Silva
Capítulo 7
COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INTERFEREM NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Jordana Borchardt Blasi; Estefani Baptistella; Lilian Soares Alves Branco
Capítulo 8
ESTUDO DO JUDÔ COMO CONTEÚDO DE LUTAS DO CONTEXTO ESCOLAR: ESTADO DA ARTE
Eduardo Alves Araújo; Lara Mikaeli Pereira Dias
Capítulo 9
GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Lilian Soares Alves Branco; Estefani Baptistella; Jordana Borchardt Blasi
Capítulo 10
OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: A EDUCAÇÃO SOCIAL NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO BRASIL E DE HONDURAS
Milena Pacheco; Marli de Fátima Rodrigues; Érico Ribas Machado
Capítulo 11
A LITERATURA ENQUANTO AÇÃO EDUCATIVA
Marieli Paim de Lima; Adriana Derossi; Nadia Aparecida de Lima Coser
Capítulo 12
PROPOSTA DE ULTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÁCIL ACESSO PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON
Rayssa Vanuza da Rocha; Érica Romão da Silva Lima; Givanildo Sales Silva; Haroldo Reis Alves de Macêdo
Capítulo 13
O MÉTODO “TEACCH” COMO INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS EM ATENDIMENTO NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS DO AMAPÁ – AMA-AP
Eloany dos Santos Homobono
Capítulo 14
FORMAÇÃO DOCENTE E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA INFÂNCIA: CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES
Daniela de Araújo Ando
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK