ISBN: 978-65-84599-16-1
DOI: 10.5281/zenodo.5963859
Descrição: A língua francesa tem apresentado crescimento em diversas áreas de atuação humana, desde o setor da Educação até o de Negócios. No Brasil, o francês é um idioma associado à Cultura e às Artes. Todavia, essa visão restrita tem se ampliado, pois o espaço francófono tem aumentado, principalmente, nos últimos anos, com o avanço da globalização e das redes sociais digitais. Os investimentos diretos de estrangeiros, sobretudo de franceses ou de países francófonos, têm feito empresas e outras organizações incentivarem seus colaboradores na aprendizagem da língua.
As metodologias de ensino de língua francesa, consequentemente, potencializaram-se, seja com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), seja pelo desenvolvimento recente das Teorias da Aquisição de Língua Estrangeira (LE), que, desde o final do século XX, tem sistematizado esse campo de investigação. Um fator que estimula o processo de ensino e aprendizagem de LE, no Brasil, em relação à língua francesa, é similaridades entre as duas línguas, o português e o francês, já que são línguas neolatinas, isto é, derivadas do latim.
Compreendendo esse cenário positivo, esta obra abarca os conhecimentos básicos e necessários para que leigos e estudiosos da área de Ensino de LE apreendam as teorias, as práticas e os desafios contemporâneos de ensinar Francês como Língua Estrangeira (FLE). Para abarcar as finalidades específicas de cada um desses tópicos centrais, este livro foi dividido em três partes, a saber:
• Parte 1: Aspectos teóricos do ensino de Língua Estrangeira;
• Parte 2: Didática do Ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE);
• Parte 3: Desafios da Educação do século XXI.
Organizadores: Marcos Rogério Martins Costa e Ana Luiza Dallapicula
Autores: Ana Luiza Dallapicula; Helena Célia de Souza Sacerdote; Ingrid Guimarães Gonçalves; Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani; Marcos Rogério Martins Costa.
Capítulos
INTRODUÇÃO
PARTE 1: ASPECTOS TEÓRICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
1 TEORIAS DA LINGUAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA DIDÁTICA E NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA
2 ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E SUAS METODOLOGIAS
PARTE 2: DIDÁTICA DO ENSINO DE FRANCÊS — LÍNGUA ESTRANGEIRA
3 A COMPETÊNCIA LEITORA NO ENSINO DE FLE
4 PRÁTICAS DE ENSINO DA ORALIDADE DO FRANCÊS
PARTE 3: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
5 USOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
6 FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO PROFESSSOR DE FLE: DESAFIOS DO CONTEMPORÂNEO
NÃO É O FIM
SOBRE OS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK