ISBN: 978-65-84599-13-0
DOI: 10.5281/zenodo.5828914
Descrição: O título da obra “Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios – Volume 12” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autor: Adriana Leônidas de Oliveira; Agne de Albuquerque França Ribeiro; Bruna Teresinha Klassen Tusset; Carolina Teles Rodrigues; Cênio Back Weyh; Cristiane da Veiga Freire Nascimento; Ednéia Maria Azevedo Machado; Ellen Caroline Silva Lima; Fernanda Elen Silva dos Santos; Gisele Schlotefeldt Siniak; Habdel Nasser Rocha da Costa; Jairo Cabral Júnior; Janaine Priscila Fidelis Soares; Jaqueline Maissiat; Jaqueline Soares Lima; Josélia Gomes Neves; Karen Esttefany Silva Rodrigues; Laura Rodrigues Paim Pamplona; Lauro Bücker Neto; Leonor Scliar-Cabral; Liliane da Silva Ferreira; Luana Miranda Santos; Magali Inês Pessini; Marcia Eliza de Godoi dos Santos; Maria Meides da Silva Lucena Leitão; Paola Liandra Schildt Grasel; Paulo Moisés Dias de Freitas; Paulo Sergio dos Santos; Rose Lunardi; Rosiene Omena Bispo; Rozelaine de Fatima Franzin; Silvania Santana dos Santos; Suzete Maria Liques; Vanici Pereira Martins Barreto; Vanubia Sampaio dos Santos; Walteno Martins Parreira Júnior; Wellington de Paula.
Capítulos
Capítulo 1
LER E ESCREVER EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: DIÁLOGOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JI-PARANÁ, RONDÔNIA
Josélia Gomes Neves; Vanubia Sampaio dos Santos; Ednéia Maria Azevedo Machado
Capítulo 2
POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO GOOGLE CLASSROOM
Luana Miranda Santos; Jaqueline Maissiat; Carolina Teles Rodrigues; Walteno Martins Parreira Júnior
Capítulo 3
CONTRIBUIÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA COM ENSINOS PRESENCIAIS E ENSINOS À DISTÂNCIA
Ellen Caroline Silva Lima; Vanici Pereira Martins Barreto; Maria Meides da Silva Lucena Leitão; Habdel Nasser Rocha da Costa
Capítulo 4
USO DE FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
Fernanda Elen Silva dos Santos; Karen Esttefany Silva Rodrigues; Jaqueline Soares Lima; Lauro Bücker Neto
Capítulo 5
EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE
Leonor Scliar-Cabral; Rosiene Omena Bispo; Silvania Santana dos Santos
Capítulo 6
AUXÍLIO DO LÚDICO PARA INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM TEA
Cristiane da Veiga Freire Nascimento; Janaine Priscila Fidelis Soares; Magali Inês Pessini; Laura Rodrigues Paim Pamplona
Capítulo 7
PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
SOB VÁRIOS OLHARES
Rozelaine de Fatima Franzin; Cênio Back Weyh; Rose Lunardi; Paulo Moisés Dias de Freitas; Gisele Schlotefeldt Siniak; Bruna Teresinha Klassen Tusset; Paola Liandra Schildt Grasel; Suzete Maria Liques
Capítulo 8
PROJETO DE VIDA DE JOVENS: EXPECTATIVAS E ANSEIOS PARA O FUTURO
Marcia Eliza de Godoi dos Santos; Adriana Leônidas de Oliveira; Paulo Sergio dos Santos; Jairo Cabral Júnior
Capítulo 9
RECURSO DIDÁTICO DE VIDEOAULAS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS
Agne de Albuquerque França Ribeiro; Wellington de Paula
Capítulo 10
INCLUSÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DO ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Liliane da Silva Ferreira; Magali Inês Pessini; Laura Rodrigues Paim Pamplona
Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK