ISBN: 978-65-84599-15-4
DOI: 10.5281/zenodo.5908530
Descrição: A situação vivenciada no momento atual no qual as escolas estão fechadas e é necessário oferecer ao aluno o ensino remoto, levou o trabalho do professor a necessidade da utilização de novas tecnologias necessárias nesta modalidade. O uso da videoconferência vem sendo realizado por professores e atendendo a esta necessidade. Programas como o Meet, Zoom, Skype, entre outros vem sendo utilizados e possibilitam a interação à distância. O objetivo deste trabalho é obter a percepção dos professores do recurso, bem como saber se estão utilizando e de que maneira. Para isto elaboramos um questionário no Google Forms e aplicamos a professores da rede estadual do Rio de Janeiro. Responderam ao questionário 92 professores de ambos os sexos. Os resultados obtidos sugerem que o recurso é visto pelos professores de forma positiva e que a maioria utilizou durante a pandemia. A maioria dos professores acreditam que o recurso trouxe bons resultados com os alunos e que o mesmo poderia ser utilizado com êxito junto aos mesmos, porém apontam situações desfavoráveis relacionados as condições de trabalho na escola. Ainda que sejam apontados problemas, a pesquisa sugere boas possibilidades da utilização do recurso na visão do professor. Porém, a que se considerar que tal envolvimento do professor com o recurso se deu em tempos de pandemia e não em condições normais dentro da escola.
Autora: Adriana Oliveira Bernardes
Capítulos
Introdução
Capítulo 1
Novas Tecnologias e internet na Educação
Capítulo 2
A webconferência no Ensino
Capítulo 3
Metodologia
Capítulo 4
Resultados
Considerações Finais
Referências
Sobre a Autora
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK