ISBN: 978-65-84599-07-9
DOI: 10.5281/zenodo.5788767
Descrição: O título da obra “Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios – Volume 10” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autor: Ana Abadia dos Santos Mendonça; Angela Fonseca; Annalua Sampaio Santos de Santana; Camila dos Santos Freitas; Carlos Eduardo Izaguirre da Silva; Crisna Sousa Maia; Cristiane Gabriela Tudeschini Marques; Daniéli Vitória Goetz Pauli; Filomena Elaine Paiva Assolini; Jacqueline Lima Monteiro; Jaqueline Maissiat; Judite Scherer Wenzel; Letícia Moraes Esposto; Luzilene Rito dos Santos; Márcia Regina do Nascimento Sambugari; Neusete Machado Rigo; Rodolfo Salgado; Sabrina Hoffmann; Sayuri Karoline Inouye Nogueira; Sonia Aparecida Bays; Susane Graup; Vivian Heinle.
Capítulos
Capítulo 1
A INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES PRODUZIDAS NA REVISTA NOVA ESCOLA
Vivian Heinle
Capítulo 2
PIBID: PRODUÇÃO DE PORTIFÓLIO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
Camila dos Santos Freitas; Annalua Sampaio Santos de Santana
Capítulo 3
CONCEPÇÕES SOBRE LEITURA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E AS IMPLICAÇÕES DISSO PARA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Filomena Elaine Paiva Assolini
Capítulo 4
A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS ASSISTIVOS NA INCLUSÃO E INTERAÇÃO EDUCACIONAL
Sayuri Karoline Inouye Nogueira; Jaqueline Maissiat
Capítulo 5
FERRAMENTAS DIGITAIS, CHAT E FÓRUM, EM TUTORIA ON-LINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Rodolfo Cipriano João Salgado
Capítulo 6
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: PROPOSTAS E SOLUÇÕES ENCONTRADAS POR PROFESSORAS PARA ESSE ENFRENTAMENTO
Angela Fonseca; Cristiane Gabriela Tudeschini Marques
Capítulo 7
UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Crisna Sousa Maia
Capítulo 8
O PROGRAMA TEMPO DE APRENDER E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Jacqueline Lima Monteiro; Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Capítulo 9
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Sonia Aparecida Bays; Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Capítulo 10
PROFESSORES ALFABETIZADORES E FORMA(TA)ÇÃO CONTINUADA: (IM)POSSIBILIDADES DE AUTORIA
Letícia Moraes Esposto; Filomena Elaine Paiva Assolini
Capítulo 11
OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Carlos Eduardo Izaguirre da Silva; Susane Graup
Capítulo 12
EDUCAÇÃO INTEGRAL PRESSUPOSTO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ana Abadia dos Santos Mendonça
Capítulo 13
A QUESTÃO DE GÊNERO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Daniéli Vitória Goetz Pauli; Luzilene Rito dos Santos; Sabrina Hoffmann; Neusete Machado Rigo; Judite Scherer Wenzel
Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK